15 de jan. de 2009

Tem Cuidado de Ti Mesmo

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque fazendo isto te salvarás, tanto a ti mesmo, como aos que te ouvem"

Uma análise da vida de Paulo, através das Epístolas e do livro de Atos, revela um líder cristão mais preocupado com os outros e com a obra, do que consigo mesmo. Por isso, faz todo o sentido a recomendação do Apóstolo ao ministro jovem Timóteo: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque fazendo isto te salvarás, tanto a ti mesmo, como aos que te ouvem" (I Timóteo 4:16).

São dois extremos. O egocêntrico, cuja única preocupação é cuidar de si mesmo. E o indivíduo estritamente dedicado, para quem a obra e a
causa devem merecer todos os esforços. Há cristãos assim e líderes cristãos assim. Sacrificam a própria saúde e o conforto da família, tudo em nome de uma consagração desmedida à sua igreja.

Paulo não recomendou nenhum dos dois extremos. Num mesmo nível de ênfase, disse a Timóteo para "ter cuidado": da doutrina e de si mesmo. Só que o "si mesmo" veio antes. Esta recomendação apostólica é equivalente à grande síntese de Jesus: o cristão deve amar a Deus, sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo. Não se pode cuidar do próximo, negligenciando o próprio eu. Que o Senhor nos ensine a difícil arte de ter cuidado de nós mesmos.
Pr.Olavo Feijó



3 comentários:

  1. Mano querido,
    Que Palavra !!!
    Muito obrigada.
    Beijo,
    Gláucia Santana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa!!
    Helson Ramalho

    ResponderExcluir
  3. Querido Amigo George
    Obrigada mais uma vez pelas mensagens que têm sem dúvida nenhuma, iluminado meu caminho mais e mais a cada dia.
    Já providenciei o livro que você me indicou.
    A Nicole está bem, graças a Deus e eu, me fortalendo e descobrindo Jesus como realmente o próprio Deus.
    As mensagens que você sempre me presenteou, na verdade, sempre me instigaram a querer conhecer mais e AGORA chegou o momento..Que bom, que chegou!!
    Um grande abraço, carinhosamene.
    Lis

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário